terça-feira, 6 de março de 2012

Seu Amiguinho esta doente?


Alguns sinais que podem indicar que seu bichinho está doente: alterações na quantidade de ingestão de comida e bebida; alteração da cor e quantidade de urina; alteração de odor e consistência das fezes; presença de secreções nos olhos, ouvidos, nariz e nos órgãos genitais; alterações comportamentais.
Nunca medique seu animal, principalmente com remédios caseiros e humanos, sem antes consultar o Veterinário.
Para saber se o seu cãozinho está com febre observe os seguintes sintomas: aumento de sede, busca de lugares frios, focinho seco e quente, branco dos olhos e parte interna das pálpebras avermelhados, apatia, falta de apetite, tremores de barriga e parte interna da orelha quente.
Um cãozinho está apto a se reproduzir ao completar 10 meses, pois já atingiu a maturidade. Porém a reprodução ainda não é recomendada, pois o instinto reprodutivo (nos machos) e o maternal (nas fêmeas) ainda estão em desenvolvimento.


A primeira vacinação do cãozinho deve ocorrer aos 50 dias de vida. É aconselhável que se aguarde uns 20 dias após a última dose da vacina polivalente antes de colocar o cãozinho em contato com o mundo externo e com outros cães. É necessário esperar esse tempo para que a vacina faça efeito no organismo dele.
Na hora de ensinar ao cãozinho o lugar certo para ele fazer suas necessidades, faça o seguinte: coloque uma pilha de 3 ou 4 folhas de jornal que ocupem uma área um pouco maior que duas folhas abertas e mostre a ele que aquele é o local onde deve fazer suas necessidades. Conforme ele for acertando o jornal, diminua a área coberta até que ela fique do tamanho de uma folha fechada, para não ocupar muito espaço. Outra dica seria utilizar produtos específicos que podem ser pingados no jornal para estimular o cãozinho a fazer suas necessidades ali.
Procure dar banho no seu animalzinho a cada 7 dias. Porém se ele não estiver com cheiro desagradável, poupe-o do banho. Evite dar banho em fim de tarde e em dias nublados ou chuvosos.
Após o banho é importante secar bem seu bichinho. Para isso, pode-se utilizar um secador de cabelo, evitando assim o excesso de umidade junto à pele, o qual provoca doenças.
Quando for deixar seu cachorrinho só em casa, não se esqueça de tomar os devidos cuidados com materiais de limpeza, medicamentos, fios elétricos, materiais pontiagudos, entre outros objetos, que possam provocar algum acidente.
Antes de adquirir um animalzinho, procure se informar sobre a raça desejada. Veja se ela é a adequada para o espaço da sua casa/apartamento, se o condomínio onde você mora permite a criação de animais, se todos que moram com você estão de acordo, para que ele não sofra no futuro.  
A temperatura normal de um cão saudável fica entre 38-39º C.
A primeira tosa só deve ser feita após o término das vacinas.
Para garantir uma pelagem sempre macia e brilhosa, proporcione ao seu cãozinho uma boa alimentação à base de ração.
Mantenha os olhos e ouvidos do seu animal sempre limpos.

Não se deve chamar o filhote por vários nomes, diminutivo ou apelidos. De início é recomendável chamá-lo apenas por um nome, para não confundi-lo.



Que Doenças São Essas?

A PARVOVIROSE
É transmitida principalmente pelas fezes dos animais doentes que contaminam o ambiente e consequentemente outros animais, durante um passeio, dentro de casa ou através da sola de sapatos. É um grave problema em filhotes.
Sintomas:  vômitos, diarreia, depressão, desidratação e outros que podem levar o animal à morte.

A CINOMOSE  
É uma doença febril altamente contagiosa, transmitida principalmente por via aérea, como uma gripe nos humanos. Também é uma grave doença dos cães.
Sintomas: secreções nasais, conjuntivites, tosse, diarréia, vômito e problemas neurológicos que podem levar o animal à morte.

A LEPTOSPIROSE
É uma doença transmitida com a penetração da bactéria pelas mucosas e até pela pele, através da água contaminada com urina de ratos, animais silvestres ou outros animais. É um grave problema de saúde pública em países tropicais como o Brasil, onde chuvas causam enchentes, aumentando a transmissão da doença. Nos últimos 5 anos foram notificados 20.000 casos em seres humanos.
Sintomas: febre, icterícia, hemorragias, dificuldade de locomoção, desidratação e outros que podem levar o animal à morte.

A HEPATITE INFECCIOSA
É uma doença causada pelo Adenovírus Tipo 1, transmitida também por via aérea.
Sintomas: febre alta, gastroenterite, dor abdominal, aumento no consumo de líquidos e lesão ocular.

A LARINTOTRAQUEÍTE
É causada pelo Adenovírus só que do Tipo 2, que também é transmitida por via aérea.
Sintomas: sinais respiratórios como tosse, espirros, secreções nasais, entre outros.



A PARAINFLUENZA
Assemelha-se muito à gripe humana, sendo transmitida por via aérea pelo vírus que dá nome à doença.
Sintomas: corrimento nasal, tosse e espirros.

A CORONAVIROSE
É uma enfermidade viral que muitas vezes está associada à Parvovirose, e é transmitida da mesma forma.
Sintomas: diarreia com ou sem vômitos, podendo apresentar muco e/ou sangue.

Aos primeiros sinais de doença procure imediatamente um veterinário. Só ele poderá examinar  corretamente seu animal. E lembre-se que quanto mais cedo uma doença é diagnosticada mais facilmente ela poderá ser tratada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário